Início > Notícias > Lendo
Nova NR 12: conhecer é preciso

Publicada em 21/08/2019

Sem redução de exigências em sua nova versão, NR 12 segue cumprindo seu dever com a Segurança e Saúde no Trabalho e aproxima mais o Brasil da indústria moderna

O novo texto da Norma Regulamentadora 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), cuja publicação oficial era aguardada para julho ou agosto, após o fechamento desta edição, não traz, desde a grande revisão de 2010, alterações significativas e nem perdas no que diz respeito à Segurança e Saúde no Trabalho. Conforme a análise de especialistas no assunto e participantes de sua reformulação, as mudanças concentraram-se nas questões acessórias e houve um alinhamento maior e mais claro com normas técnicas de países desenvolvidos - aliás, um mundo que já vive intensamente a nova revolução industrial, a chamada Indústria 4.0.

Desde a atualização publicada há nove anos, a NR 12 passou por diferentes momentos e polêmicas, inclusive tentativas de sustação da parte de representantes de empregadores na Câmara dos Deputados que alegavam dificuldades para sua aplicação. Ao longo dos anos, sempre em debates tripartites, foram sendo feitas alterações em busca do aprimoramento do texto e da mitigação de `ruídos’ da norma com o padrão internacional. A nova versão, segundo garantem membros que participaram de sua revisão, traz ainda mais melhorias. A orientação dos prevencionistas, portanto, é que conheçam, leiam, entendam e apliquem a norma de maneira correta e tomem consciência de que ela vai ao encontro, não só da SST, motivo de sua existência, mas da evolução tecnológica da indústria brasileira.

Fonte: Redação Revista Proteção/Martina Wartchow

Leia também

SegTrabMed
(24) 3311-7218 | (24) 2252-3763 | (24) 98813-5219

Centro Empresarial Três Rios
Rua Sete de Setembro, 159 / 1º andar - Centro
25802-130 - Três Rios / RJ

Facebook
Desenvolvido por Rian Design